Trabalho padronizado na indústria - "uma Realidade ou Mito"?


Trabalho padronizado,waylean negocios, Lean manufacturing

TRABALHO PADRONIZADO ....É SÉRIO MESMO ???

Mais um vilão do modismo empresarial , o trabalho padronizado para “inglês ver" tem feito vítimas na liderança das empresas.

O trabalho padronizado, ou simplesmente , TP, é o documento oficial de como uma operação que deverá ser repetidamente efetuada sem desvios.

Ele é fruto de inúmeras reuniões entre os membros de equipe que após vários experimentos chegaram à conclusão que aquela seria a melhor maneira de realizar a operação.

Quando falamos em equipe, estamos falando de todos aqueles envolvidos na operação, em seus diversos turnos e com as áreas de suporte.

Uma vez validado, ele passa a ser o referencial da operação e de forma alguma violável. Este momento, não tem nada a ver com o desenvolvimento feito pela Engenharia.

Cada um tem o seu papel...o engenheiro desenvolveu o componente que será parte do produto final, porém como será montado será uma decisão da própria equipe de trabalho. Lembre-se que você contratou pessoas que pensam e não robôs que seguirão instruções.

Você já se perguntou porque acidentes ocorrem nas empresas ? Simples, alguém decidiu não seguir o trabalho padronizado.

Por que produtos apresentam esporadicamente problemas de qualidade ? Você agora já sabe a resposta. Se você entrar em um hamburgueria e fizer seu pedido predileto e a atendente lhe disser que não poderá prepara-lo por falta da “cebola caramelizada”, fuja daquele local ! Não há respeito com o consumidor.

O mais triste que temos observado e é o que provavelmente ocorrerá nos meados de 2017 e início de 2018. O mercado começa a reaquecer....os pedidos começam a subir...e a liderança simplesmente sobe o ritmo de produção sem base que sustente a mudança. Não é pecado mortal mudar o seu ritmo de produção desde que você refaça o seu TP para garantir segurança, qualidade e produtividade nesta ordem.

Neste momento onde todo mundo quer enganar todo mundo e como consequência , o único enganado é você mesmo, reflita se vale a pena todo o investimento em padronizar sua operação e depois , no primeiro momento não respeitar o seu TP.

Se sua empresa ainda não tem esta mentalidade...melhor nem começar.

Pense nisso !.....

Trabalho padronizado, uma verdade com seus mitos.

Veja também outras matérias em nosso blog do conhecimento


Posts Recentes