QUE TIPO DE LÍDER É VOCÊ: EU ou NÓS???


Que tipo de lider você é - Way lean negócios

Nesta longa jornada de Manufatura, tivemos a oportunidade de trabalhar com mentes brilhante, mas via de regra com um problema em comum...o “eusismo”.

Frases tipo: “implementei MINHA ideia no MEU processo do MEU departamento e MEUS resultados foram fantásticos. Para provocá-los, costumávamos corrigir seus reportes para : implementamos NOSSA ideia no NOSSO processo do NOSSO departamento e NOSSOS resultados foram fantásticos.

Claro, que o caos estava formado e éramos trucidados com : por que TENHO que dividir coisas que são MINHAS ????

Nesta sequência a explicação seguia: EU pedi para FULANO fazer com BELTRANO tal coisa e depois CICLANO finalizou e deu tudo certo. Neste momento onde ELE, FULANDO, BELTRANO e CICLANO trabalharam juntos, entrávamos literalmente com os dois pés ! ! ! Então foi uma equipe que trabalhou....VOCÊ não fez nada sozinho....dependeu de outras pessoas.....embora a ideia tenha sido sua e com méritos, sua implementação e execução dependeu do resto do mundo. Pelé, jamais fez nada sozinho, Airton Senna muito menos, até Jesus Cristo dependeu de seus apóstolos para levar sua palavra de fé adiante.

Reparem que grandes ídolos do esporte, responsáveis por decidirem partidas memoráveis sempre se referem a participação da equipe para lograrem êxito. Esta frase por sinal , já se tornou padrão na premiação do OSCAR....”gostaria a agradecer a A,B,C.....Z por permitirem que ganhássemos este prêmio hoje.

Estas pessoas tem muita dificuldade em dividir logros e acabam criando um obstáculo com os demais que começam a “boicotar” suas ideia por ciúmes , inveja ou qualquer outro sentimento inferior.

Tivemos a oportunidade de atender um curso denominado DALE CARNEGIE, onde um capítulo inteiro foi dedicado a como conviver com a ingratidão Às vezes, você se depara com alguém sugerindo fazer exatamente algo cuja ideia foi SUA. Que fazer ?????? Você terá duas e não mais opções: a primeira será esbravejar, perguntar se a pessoa ficou louca e entrar em uma longa discussão que jamais chegará a lugar algum......OU.....agradece-lo pela excelente ideia e dar-lhe todo suporte para fazer aquilo acontecer. Em algum momento lá na frente você verá sua idéia implementada, como seus sonhados resultados e ficará claro , mesmo que não tão explicitamente que tudo foi possível graças à você.

Se você se deparar com um líder que usa demasiadamente os EUs ....cuidado...repense se você está seguindo como modelo a pessoa correta.

Pense nisso !

Imagem:http://www.euteamohoje.com.br/2015/05/quantas-vezes-voce-se-olha-no-espelho/


Posts Recentes