A falta de um líder, e o Brasil perde a liga mundial de vôlei.


A função de um líder.

Estou acompanhando a final da liga mundial de vôlei, 09 de Julho de 2017.

A situação atual do jogo esta 2 sets a 1 para equipe da França, percebo que este jogo a seleção Brasileira ira perder se depender da liderança de seu técnico.

Escrevo este artigo, para comentar as características de um líder e o impacto que isso pode ter em um time incrível como este do Brasil.

O Brasil com o técnico Bernardinho, esteve nas finais da maioria dos torneios que disputou, nem estou falando aqui de títulos.

Nos últimos anos acompanhamos uma jornada de títulos de uma seleção incrível de vôlei, comandado por um técnico que era extremamente irritadinho e perfeccionista.

Olhando de fora, o termo que utilizei “irritadinho e perfeccionista” não quer dizer nada.

A grande característica deste técnico, era o poder de liderança frente ao time, já que o nível técnico qualquer técnico tem que ter como premissa.

Percebo algumas características do técnico atual da seleção brasileira de vôlei, um profissional extremamente “técnico” e com poucas características de liderança.

Trazendo para nosso mundo das ferramentas LEAN (Nosso mundo corporativo)

O líder, desenvolve os profissionais, buscando dentro deles um poder encasulado, algo especial de engajamento e superação, que faz de sua função um “empreendedor de talentos”.

Trazendo para o mundo do vôlei, e mais especifico no jogo de hoje.

Tenho muito claro em minha percepção que uma seleção de vôlei por ser uma seleção de jogadores de nível 1, todos sabem jogar e muito bem.

Jogam muito bem eu repito!!

Percebo que o suporte de liderança é falho, existem picos de liderança por parte de alguns jogadores.

Porém o grande líder (O Técnico) se preocupa muito com a parte técnica, e não com a parte emocional e motivacional deste time.

Afinal estamos disputando a final em casa, e a última vitória da liga mundial foi a 10 anos, não é hora de técnica, e sim controle emocional e motivacional deste time.

O Brasil acabou de empatar o jogo, e agora estamos indo ao set decisivo.

Vejo que se o Brasil, puxar a liderança interna por parte dos jogadores poderemos ganhar. Infelizmente esta é a única alternativa, o suporte fora da quadra, tem muitas deficiências de liderança.

Não estou dizendo que perder é ruim, e que nunca iremos perder. Estou somente analisando a característica de um líder frente ao time.

Derrotas são parte importante da vida, já que em jogos temos adversários e isso é bom.

Final de Jogo..... O Brasil acabou de perder a liga mundial!!!

Não pelo fato de não saber jogar, mais sim pelo fato de não ter um líder a altura de seu time que tivesse cuidado do lado emocional e motivacional deste time.

Pense nisso !!

Participe de nossos treinamentos de ferramentas LEAN, e descubra o poder destes conceitos!

Confira as datas das próximas turmas


Posts Recentes

Since - 10.09.2016