top of page

William Edwards Deming - Prêmio DEMING - JAPAN


W. Edwards Deming - Way Lean Negócios

William Edwards Deming, um dos maiores estudiosos americanos de qualidade e Lean Manufacturing que até os 93 anos trabalhava ansiosamente.

Amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão.

Sim no Japão, você não leu errado.... um americano que com seu conhecimento e contando com a diciplina do povo japones, desenvolveu um dos maiores sistemas de qualidade jamais vistos no planeta.

No japão em partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas. Através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de hipóteses.

Deming fez contribuições significativas para que o Japão se tornasse notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade.

Deming é considerado o estrangeiro que gerou o maior impacto sobre a indústria e a economia japonesa no século XX.

Nota importante: Hoje uma das maiores premiações Japonesas do mundo empresarial tem seu nome Prêmio DEMING.

A década de 70 a expansão da economia japonesa e seu crescimento nos mercados ocidentais. O chamado "milagre" japonês chamou bastante atenção do mundo ocidental, todos queriam saber o real motivo,por trás do evento japonês.

Em 1982, Deming publicou o livro Quality Productivity and Competitive Position (Qualidade, produtividade e posição competitiva.), em 1986 o livro foi modificado para livro"Out of the Crisis" (Superando a Crise). Nele, Deming trata sobre um método para a administração da qualidade, no qual, expôs quatorze princípios, que são:

  • Criar constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço, a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los no mercado e gerar empregos.

  • Adotar uma nova filosofia. Vivemos numa nova era econômica. A administração ocidental deve despertar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidade e assumir a liderança em direção à transformação.

  • Acabar com a dependência de inspeção para a obtenção da qualidade. Eliminar a necessidade de inspeção em massa, priorizando a internalização da qualidade do produto.

  • Acabar com a prática de negócios compensador baseado apenas no preço. Em vez disso, minimizar o custo total. Insistir na ideia de um único fornecedor para cada item, desenvolvendo relacionamentos duradouros, calcados na qualidade e na confiança.

  • Aperfeiçoar constante e continuamente todo o processo de planejamento, produção e serviços, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir os custos.

  • Fornecer treinamento no local de trabalho.

  • Adotar e estabelecer liderança. O objetivo da liderança é ajudar as pessoas a realizar um trabalho melhor. Assim como a liderança dos trabalhadores, a liderança empresarial necessita de uma completa reformulação.

  • Eliminar o medo.

  • Quebrar as barreiras entre departamentos. Os colaboradores dos setores de pesquisa, projetos, vendas, compras ou produção devem trabalhar em equipe, tornando-se capazes de antecipar problemas que possam surgir durante a produção ou durante a utilização dos produtos ou serviços.

  • Eliminar slogans, exortações, e metas dirigidas aos empregados.

  • Eliminar padrões artificiais (cotas numéricas) para o chão de fábrica, a administração por objetivos (APO) e a administração através de números e metas numéricas.

  • Remover barreiras que despojem as pessoas de orgulho no trabalho. A atenção dos supervisores deve voltar-se para a qualidade e não para números. Remover as barreiras que usurpam dos colaboradores das áreas administrativas e de planejamento/engenharia o justo direito de orgulhar-se do produto de seu trabalho. Isso significa a abolição das avaliações de desempenho ou de mérito e da administração por objetivos ou por números.

  • Estabelecer um programa rigoroso de educação e auto-aperfeiçoamento para todo o pessoal.

  • Colocar todos da empresa para trabalhar de modo a realizar a transformação. A transformação é tarefa de todos.

Conheça também os assuntos : Ciclo PDCA , Melhoria continua ,


Posts Recentes
bottom of page