Ciclo PDCA - PLAN - DO - CHECK - ACT

Quando pensamos em administração de uma empresa, uma das ferramentas muito utilizada para prática de solução de problemas é o Ciclo PDCA ( do inglês Plan = Planejar , Do = Executar, Check = Checar e Act = Agir), também conhecido como Círculo de Deming, Círculo de controle ou PDSA ( do inglês Plan - do - study -act).

Uma nova tendência que vem sendo utilizada é o OPDCA, onde a primeira letra "O" significa Observação do estado atual muito utilizado em Produção Enxuta ( Sistema Toyota de produção , Lean Manufacturing).

Ciclo PDCA - PLAN - DO - CHECK - ACT - Etapas do processo PDCA.

PLANEJAR = PLAN

Definir os seus objetivos ou processos para entregar e obter resultados, planejamento  prévio.

EXECUTAR, DESENVOLVER  = DO

Implementação do plano de ação, coletar informações para o mapeamento dos próximos passos e etapas do processo PDCA.

CONFERIR, CHECAR , VERIFICAR = CHECK

Após coletar os dados do processo anterior, os dados são comparados com o planejamento inicial, para determinar quais são os resultados e diferenças com o planejado, tentar identificar as variações. As informações são valiosas para o proximo passo que é Agir e tentar obter os resultados esperados do planejamento inicial.

AGIR, AJUSTAR , ATUAR = ACT

Agir, nesta etapa do processo, os resultados obtidos na verificação são confrontados com os planejados, caso o resultado não seja o esperado, um plano de ação deverá ser conduzido para que os resultados esperados sejam bem próximos ao planejado, por este motivo o termo agir é fundamental.

Considerações importantes:

Algumas empresas utilizam o ciclo do PDCA dentro de sues  processos com o nome de Sistema de Gestão da Qualidade, o PDCA é uma das importantes ferramentas do Lean Manufacturing.

A Melhoria continua , processos Kaizen, planos de ação, tem como aliados o ciclo PDCA, um bom ciclo PDCA ele é formado de métrica tangíveis  e objetivos  claros, pense nisso!

ERROS E CUIDADOS IMPORTANTES QUANDO FOR APLICAR O CICLO PDCA.

 

Pesquisando sobre o tema, descobri em um site de administração de empresas ( portal-administração.com), que existem alguns "pecados" e peque nos erros que podem comprometer a qualidade da aplicação da ferramenta do ciclo PDCA.

Vou mencionar e acrescentar aqui no material do Cilco de PDCA também.

Muitas empresas que acham que utilizar PDCA é "Modismo", como escrevemos em nosso Blog do conhecimento cometem erros básicos por falta de cultura Lean, vamos conferir o por que.

  1. Fazer sem planejar: Executa um Ciclo PDCA sem ao menos saber quais resultados esperam obter, é erro muito comum , quando uma empresa não tem o treinamento adequado e profissionais treinados para executar uma ferramenta de Lean Manufacturing.

  2. Parar após uma volta: O próprio nome da ferramenta diz que é um ciclo de observação, melhoria e verificação, se uma empresa define suas métricas, e não segue e der continuidade ao ciclo PDCA , que é a base do conceito da melhoria continua. nada adianta o esforço e energia aplicado.

  3. Fazer e não checar: o próprio nome já diz, se não existir a disciplina para continuar o ciclo do PDCA, os esforços são em vão.

  4. Não Agir corretivamente: Obter os resultados de um ciclo PDCA, geram ações para continuidade de um trabalho de melhoria continua, se você para o processo e não atua corretivamente, seu esforço e energia foram em vão.

  5. Não ter pessoal qualificado: quando vejo este erro, que algumas empresas cometem, comparo a seguinte situação, um motorista de veiculo pequeno  conduzindo um caminhão.  a Pessoa tem noção de como dirigir , só que não sabe tirar todo o potencial da maquina que tem nas mãos, a Way Lean Negocios tem um treinamento focado em Lean manufactuing que pode ser aplicado em empresa , caso queira saber mais, clique no link do treinamento.

  6. Não Dominar os métodos: Pior que não dominar é divergir e levar a metodologia para outros lado, e criar novas coisas que talvez não sejam ferramentas de otimização de processos como prega o Lean Manufacturing, cuidado em tentar aplicar uma metodologia sem o conhecimento apropriado, comece com alugem que tenha um conhecimento comprovado para que seu tempo seja otimizado da melhor forma possível. uma sugestão é contratar uma consultoria em processos de Lean Manufacturing

Biografia de referência.

Imagem: portal-administracao.com

Autor: Sergio Caracciolo

Site: pt.wikipedia.org

Não deixe de conferir também:

Diagrama de Ushikawa

William Edwards Deming

Conheça também:

- Os 7 desperdicios

- Conceitos 5 s

- Lean

- Kaizen

- Gemba

- Kanban

- Poka Yoke

- Melhoria continua

- Trabalho Padronização

 

 

Since - 10.09.2016