Gemba:

GEMBA – “FLOOR” OU CHÃO-DE-FÁBRICA – Representa um profunda mudança cultural para aqueles que realmente pretendam assumir e adotar LEAN como gestão. Se pedíssemos para alguém descrever uma fábrica, mesmo que ainda nos dias de hoje, provavelmente a pessoa diria que existe um galpão onde máquinas são operadas por operários. Pode-se ver no mesmo ambiente “capatazes” ou “feitores” tomando conta destes empregados para que sejam monitorados para que produzam seus produtos.

Saindo deste ambiente você terá acesso a uma porta que o levará a outro ambiente , acarpetado e com ar condicionado onde uma secretária lhe perguntará com quem quer falar. Se no caso for o responsável pela produção, a dúvida será se ele estará disponível para lhe atender. Você poderá imaginá-lo como um senhor de cabelos grisalhos , de gravata, cujo escritório com vidros canelados não lhe permitirão nenhuma visualização interna ou externa. Acertamos na descrição ?

 

Tudo isso ficou no passado. Se pudessemos visitar alguma operação LEAN, o responsável pela produção teria seu escritório no mesmo ambiente da fábrica, com total acesso ao empregados tal como eles à seu Lider. A própria palavra “LIDER” já estabelece uma enorme mudança cultural. LIDER diferentemente do CHEFE é aquele cujas pessoas querem segui-lo ao invés de obedece-lo. Torna-se absolutamente necessária sua inúmeras idas ao GEMBA, conversando com aqueles que mais entendem da operação...seus colaboradores.

 

Um líder entende que um PROBLEMA é uma oportunidade de melhora na operação e busca a solução mais rápida em conjunto com todos ao seu redor cuja experiência, inovação, trabalho em equipe, e colaboração . Se você perguntar a um colaborador se existe algum problema e ele lhe responder : NÃO !...cuidado, este poderá ser seu maior problema.

 

Pergunte-se , você enquanto chefe, quantas vezes esteve presente com seus colaboradore no GEMBA, observando seus colaboradores e perguntando-lhes como melhorar o processo. Se sua resposta foi poucas ou nenhuma, você está no site errado...ou quem sabe sua grande oportunidade de mudar.

 

 

Since - 10.09.2016