UMBIGUISMO vs Modelo LEAN


umbiguismo - Way Lean Negócios

Esta semana lemos uma interessante matéria sobre “umbiguismo” . Ficamos curiosos e resolvemos procurar se a palavra realmente existia.

UMBIGUISMO: (masculino) característica da pessoa que se concentra apenas em si própria; egocentrismo.

E o que isso tem a ver com o nosso universo LEAN....tudo !

O empresário (bem sucedido ou não) que tem esta forte característica , está condenado ao fracasso mais cedo ou mais tarde.

O “umbiguista” apenas te escuta com aparente atenção, mas jamais abrirá mão de suas idéias e decisões. Se isso lhe trouxer um bom resultado, seguirá com seu umbiguismo cada vez mais forte , mas caso contrário , achará uma série de desculpas e culpados para justificar seu fracasso. Fique atento, você poderá ser a causa de todos os problemas.....

Às vezes, é melhor você se deparar com um General que deixará bem claro o : aqui mando eu, não estou interessado em suas opiniões e cuide da sua vida. O perigo está no umbiguista mascarado. Ele representará o teatrinho de muito interessado em tudo, mas não se iluda ele jamais enxergará um palmo adiante.

O ambiente LEAN requer que você reconheça em seus colaboradores , uma fértil fonte de idéias e soluções para seus problemas. Requer que você suporte e não ordene. Sua participação no time, equipe, grupo, ou qualquer outro nome, é mandatória. Comemorar junto e reconhecer que você não é o centro do Universo será um grande progresso. A equipe ganhou....VOCÊ É O GRANDE COMANDANTE....MAS NÃO FEZ NADA SOZINHO....reconheça esse momento....sozinho você não é nada ! ! !

Ser um líder e não um chefe não é uma opção sua...dependerá da percepção de seus colaboradores. Se eles o temerem por sua posição e capacidade de despedí-los, você é um grande chefe. Agora, se você sentir que seus colaboradores o seguem porque o admiram, o tomam como exemplo e um dia sonham ser igual a você, parabéns..você é um LIDER.

Se você participar de uma reunião onde o coordenador, ouve todas as opiniões e vantagens advindas das propostas e depois mantém sua posição radical fazendo exatamente o que ele sempre quis independente de qualquer outra consequência...melhor repensar se você se encontra no lugar que você escolheu para trabalhar.

E você, meu amigo se em algum momento teve a percepção que você fez algo sozinho, reveja seus conceitos também.

Pense nisso.

Imagem site: http://www.blogmaedeprimeiraviagem.com/2012/09/o-umbigo-que-cai-mas-nao-cai.html


Posts Recentes