Você realmente sabe o que é um poka-yoke?


poka yoke - Way Lean negócios

Este termo japonês, é didaticamente traduzido como “à prova de erros”. Se você tiver a oportunidade de perguntar a um japonês, a tradução real e literária, ele irá te explicar que o termo é mais forte do que como se traduz. Estamos mesmo falando de “à prova de burros, idiotas ou qualquer outro adjetivo equivalente”.

Quando na indústria, nos seus processos, existe a possibilidade que alguém erre, ele certamente em algum momento irá errar....será apenas uma questão de tempo. Com isso as equipes criam situações que mesmo que a pessoa se engane, ela não conseguirá errar. O primeiro exemplo que me ocorre são as bombas de combustíveis nos Estados Unidos. Como o sistema é “self-service”, a chance de você errar é muito grande, e poderá abastecer seu veículo com um combustível que prejudique seu motor.

Qual a solução ? Se você tentar fazer isso, descobrirá que o bico da bomba não entra no bocal de abastecimento, logo você será impedido de abastecer com o combustível errado. Outra triste estória que recordo é que uma criança morreu no hospital porque a enfermeira injetou glicerina, pensando ser soro fisiológico. Esta desgraça só ocorreu porque o hospital não contava com equipamentos pokayokes.

Recentemente em um curso, mencionaram que uma pessoa preparou café com sal ao invés de açúcar. Todos riram, até que comentamos que a única pessoa inocente nesta prática foi a pessoa que preparou o café

com sal. Cabe à liderança preparar este ambiente onde se previnem enganos. Pedindo sugestões de como a pessoa não erraria mais, surgiram várias idéias , porém todas ainda permitiriam que a pessoa errasse. Aí que está a confusão no termo “poka-yoke”....o fato de você pintar o açucareiro da mesma cor que a garrafa de café, colocar uma etiqueta grande de “AÇUCAR” e outras (aparentes) boas idéias, não impedirá da pessoa se enganar novamente. Uma possível solução seria que o café fosse preparado em um local próprio e fisicamente não em outro, e que o pote de AÇUCAR estivesse atado à um barbante que somente aquele pote alcançasse a garrafa de café. Voce achou a idéia ridícula ? Pode ser...mas garantimos que jamais o café voltaria a ser preparado com SAL, e você pararia de perder dinheiro.

Voce tem operações críticas em suas empresas ? Quantos POKAYOKES estão instalados ?

Pense nisso.


Posts Recentes