Que bicho é SWOT analysis?


swot analysis - way lean negócios - treinamentos de manufatura enxuta

Recentemente lemos o brilhante artigo de nossa colega Alice de Campinas sobre seu trabalho de aplicação de LEAN na área médica.

Em determinado momento ela diz: “Aplicamos o SWOT para identificar o estado atual....” fica então a pergunta, todo mundo conhece essa ferramenta ?

Resolvemos então nos atirar nesse “trem” para explicar e nos aprofundar um pouco mais nesse assunto.

Os americanos costumam insistir no chavão como primeiro passo para um planejamento: “Grasp the situation”, ou como diriam nossos avós: Saiba onde você está pisando...

Então vamos lá. Queremos no planejar para uma atividade futura e temos que ter absoluta certeza e consciência do que queremos, podemos fazer e o mundo que nos rodeia.

Tomamos então um papel e dividimos em quatro.

No primeiro quadrante o “S”, (Strengthness) – Forças, Qualidades Pontos Fortes, liste tudo aquilo que você sem a menor humildade tem certeza que sabe fazer melhor ou conhece muito bem. Qualquer que seja a situação você tirará de letra porque você é realmente muito bom nesses pontos. (Veja bem, não o que você se acha bom , mas realmente é)

No segundo quandrante o“W", (Weaknesses) – Fraquezas, pontos fracos, liste tudo aquilo que você tem plena consciência que deve melhorar. Se você quiser, não precisa apenas fazer uma auto-análise, mas sim poderá abranger seu departamento. Você sabe que sem melhorar estes pontos você não estará suficientemente competitivo para enfrentar a situação futura.

No terceiro quadrante o “O” (Opportunities) – Oportunidades, chances . Liste todas as possibilidades que você enxerga que poderão aparecer para você se atirar de cabeça. Aqui o sonho é livre, já que não sabemos o que poderá realmente aparecer em nosso caminho. Se ocorrerá ou não ficará por conta do destino, mas elas foram mentalizadas e poderão estar aos seus pés.

Por último , quarto quadrante o “T” (Threats) – Ameaças, medos, receios. Liste tudo aquilo que você querendo ou não poderá inesperadamente aparecer à sua frente e colocar seu negócio em alto risco. Exemplos como: desvalorização da moeda, concorrência legal ou ilegal, perda de credibilidade ou confiança são comuns nesta lista.

Pronto, em Português claro: você já sabe onde você é bom, onde precisa melhorar, onde você pode se “atirar” e o que pode te atrapalhar. De posse deste papel você terá uma clara visão futura para melhor se preparar. Esta é uma importante e interessante ferramenta para ser usada em atividades de equipe para planejamentos futuros.

Você faz um “SWOT” para se planejar ?

Pense nisso !


Posts Recentes