top of page

você sabe o que é NEMAWASHI???


Nemawashi - Way Lean Negócios - Cultivating around the roots

Já chegamos a brilhante conclusão que uma das maiores dificuldades em se implementar LEAN é o obstáculo cultural entre os diversos povos.

Vamos abordar hoje um aspecto interessante sobre como fazer reuniões.

Não vamos perder tempo falando tudo o que já conseguimos mudar em relação a horário de início de fim, do seu conteúdo e da importância de ouvir e convidar as pessoas corretas.

Ainda sobra porém um forte componente cultural que é o desejo incontrolável de levar uma pegadinha para sua reunião. O ego se inflama quando colocamos na mesa algo que ninguém esperava , que só você sabe, que todos ficam embaraçados e cria-se um ambiente de discórdia.

Uns irão discordar porque não dominam o assunto e querem se proteger, outros discordarão pelo simples prazer de posicionar-se contra após ter percebido a sua manobra. Ainda haverá aqueles que aproveitarão a situação para pegar o seu trem e tirarem proveito pessoal.

A verdade de tudo isso é que o resultado será sempre negativo. Na grande maioria das vezes não haverá consenso e pior do que isso cada um buscará seu boicote aos próximos passos.

Eis então que surge mais um termo oriental para refletirmos sobre esse tema: NEMAWASHI.

A palavra Nemawashi é de origem japonesa e significa: raízes familiares, envolvimento e carinho, círculo de qualidade, discussão acalorada e círculo familiar.

O que isso tem que ver com nossa reunião ???

Vamos lá...em sua próxima reunião que você precisa da certeza que todos estarão de acordo e se comprometam com os próximos passos, procure os futuros convidados individualmente, converse com eles sobre o assunto, explique o que você quer e onde pretende chegar, escute seus pontos de vistas e principalmente certifique-se que eles estão alinhados com você.

Não importa o tempo que você demore, mas chame sua reunião somente quando você tiver essa realidade nas mãos.

Ela será então um simples requisito formal onde todos saberão com antecedência o que você irá mostrar, e o que você pretende com isso. Uma reunião rápida, onde não existirá nenhuma possibilidade que suas metas não sejam alcançadas.

Vamos a partir de agora deixar as pegadinhas para a TV ??

Pense nisso e boa semana.

Creditofoto: https://brungerblog.wordpress.com/2016/04/04/office-collaboration-with-an-asian-twist/


Posts Recentes
bottom of page