CHEGOU A HORA DE ESCOLHER UM LIDER...


Escolher novo lider, Way lean negocios

O ambiente de Manufatura Enxuta, via de regra, trabalha com células ou simplesmente times que são suportados por líderes de equipe ou “team leaders”.

A escolha desta pessoa é um momento mais delicado do que possa parecer. Nas estruturas convencionais, existe a tendência de que o melhor operador, seja ele um funileiro, pintor, montador ou qualquer outra atividade, é a pessoa que deva ser escolhida como reconhecimento ao seu trabalho.

Esta coincidência na escolha poderá ocorrer, porém na grande maioria dos casos, poderá ser um movimento equivocado que trará grande insatisfação a equipe e pior do que isso , uma frustração ao “novo líder”.

Os seres humanos possuem competências inerentes a sua existência e que não necessariamente estão relacionadas com liderança. Temos visto inúmeros casos por exemplo em nossa paixão pelo futebol, onde elege-se o melhor jogador para receber a gloriosa braçadeira de capitão. Vejam os resultados destes excelente jogadores como capitães ou mesmo técnico dos times...um desastre, certo ? Faltam-lhes algumas competências que uma vez mais não estão relacionadas com sua genialidade como jogador, mas absolutamente necessárias para a função. Recentemente perdemos um grande líder CARLOS ALBERTO, o famoso capita que com certeza possuía todas estas características de sobra.

Resumindo, competências tais como: Organização, relacionamento pessoal, liderança, visão estratégica entre outras , devem ser buscadas na escolha de um novo líder. As empresas que trabalham com Manufatura e Relações Humanas unidas , normalmente identificam os talentos com mais facilidade.

Podemos dizer sem medo de errar que um dos segredos de sucesso de um ambiente de Manufatura Enxuta está na correta busca de seus líderes.

Pense nisso.....

#Escolhadelideres #conhecimento #leanmanufacturing #treinamentoemleanmnufacturing

Posts Recentes