CONFLITO, É BOM OU RUIM?


Conflitos- Way Lean Negócios

Esta palavra nos remete automaticamente à algo negativo.

Sempre escutamos de alguém que a pessoa não quer ter conflito com ninguém, certo?

Quase isso....

Podemos analisar esta palavra sob um prisma diferente. O conflito é necessário para que alguma mudança ocorra. Se todos estiverem satisfeitos com o “status” do momento...o mundo pararia e viraria um marasmo.

Se alguém não aceita uma situação, ou simplesmente a questiona, inicia-se um processo de conflito. Daí para frente as mudanças ocorrem. Por que as coisas são assim? Por que não podem ser diferentes? Eu não concordo com seu ponto de vista...e assim por diante.

Se as respostas forem do tipo:

"Faz 30 anos que fazemos assim....minha vó fazia isso....isso sempre deu certo e coisas do tipo, cuidado, você poderá estar compartilhando um ambiente fadado a morrer".

Quantas companhias fecharam suas portas pela teimosia e arrogância de serem os melhores, enquanto isso a fila andou “do lado de fora”.

Para não mencionar nomes, grandes companhias aéreas, fotográficas, automobilísticas, comércio tradicionais fecharam suas portas por terem insistido nesta tecla.

Bem, mas até que ponto o conflito é positivo?

Para responder graficamente, e se você for de “exatas”, trace uma parábola voltada para baixo em um gráfico. Coloque no eixo X o conflito, e agora no eixo Y o progresso e benefícios. Você como LÍDER, saberá identificar o ponto de inflexão, e saber exatamente onde seu conflito deixou de trazer benefícios e começou a prejudicar seu processo.

Ao perguntar à um colaborador seu se ele tem algum problema e se a resposta for:

"Não temos problema chefe ! Atenção....este poderá ser o seu maior problema ! ! !"

Você promove conflitos positivos em sua empresa ??

Pense nisso.


Posts Recentes