VOCÊ SABE MESMO O QUE É GERENCIAMENTO VISUAL?


VOCÊ SABE MESMO O QUE É GERENCIAMENTO VISUAL?

Hoje, fui fazer exames clínicos em um grande laboratório.

Chegando, fiz a ficha e a atendente me encaminhou:

- O senhor siga pela linha laranja, e chegará na sala laranja.

Coloque sua ficha laranja na caixinha laranja e toquei a campainha laranja...seu exame será às 13:00Hs.

Fiz o o trajeto com sucesso e a atendente levou minha ficha para dentro.

Fiquei impressionado com o processo e já havia preparado uma avaliação inicial de 9.9.

As pessoas da sala começaram a ser atendidas, e o tempo passando. Às 13:50 Hs, resolvi tocar a campainha e perguntar porque tanto atraso?

A atendente perguntou : Qual mesmo o seu nome ? (a avaliação já caiu para 6.5).

Respondi e ela contestou: sua ficha não está aqui (avaliação caiu para 3.1).

Depois de muito esforço, descobriram que a impressora falhou ao me programar para as 13:00...então culpa da impressora. (avaliação caiu para zero por falta de números menores).

Qualquer desculpa daí para frente como, nossas sinceras desculpas, ou aceita um café? É um mero remendo em uma taça de cristal partida...o processo é irreversível para o cliente.

O que tudo isso tem a ver com LEAN ??? Tudo ! Mais um caso clássico de alguém que fez um curso de gerenciamento visual, mas faltou na aula de POKA YOKE. Os avisos, quadros, luzes, gráficos, setas ou qualquer outro acessório são absolutamente inúteis se não houver credibilidade. Cuidado e atenção ! ! ! Implementadores de LEAN adoram cartazes e acompanhamentos visuais....eles realmente estão atualizados ???

O gerenciamento visual, ou “visual-aids” para os mais sofisticados, significa que em sua operação, você não deveria perguntar nada à ninguém.

O chão de fábrica deveria conversar com você.

O seu colaborador sabe por exemplo se ele está atrasado ou adiantado no que produz. O cliente está satisfeito ? Os seus índices mensais será vistos só no último dia do mês, ou acompanhados dia-a-dia ?

Nem sempre um gerenciamento visual é isso...pode ser também numa batida de olhos a quantidade de materiais , estoque, limpeza, organização etc.

Ao caminhar por sua operação, pratique esse gerenciamento visual como se você jamais estivesse estado ali antes.... Se te convencer, parabéns, se não....reveja seus conceitos.

Pense nisso !


Posts Recentes

Since - 10.09.2016