JÁ PENSOU O QUE É UM GARGALO ???


Gargalo - Way Lean Negócios

Quantas vezes você já entornou o conteúdo de uma garrafa ?

Alguma vez você se deu conta que você consegue esvaziá-la somente com a velocidade que o “gargalo” permite ?

Este conceito (desapercebido) de nosso dia-a-dia, é um dos problemas mais graves nas indústrias. Todos fazem memoráveis esforços para aumentar a produtividade com idéias fantásticas e equipamentos modernos, mas no final da linha não sai um só produto a mais do que sempre saiu. Por que ? Por que?

Em uma análise completa do processo, você poderá achar os famosos “gargalos” de processo. Se uma célula, produz 10 peças por horas, pouco importa quão eficiente seja o seu processo anterior ou posterior. Sua produção jamais passará de 10 peças por hora.

Com isso, a primeira etapa para melhorar a sua produtividade, será a identificação dos gargalos. Você deverá trabalhar neles antes de qualquer outra iniciativa. Às vezes você terá que colocar mais gente trabalhando nos gargalos, o que poderá gerar uma falsa idéia de incremento de pessoal, uma vez que após análise completa do processo você poderá reduzir mais pessoas do que a quantidade incrementas nos gargalo.

Daí para frente será gerada uma nova discussão ...até que ponto vale a pena esse investimento ? Esta pergunta, somente você mesmo poderá responder.

Já ouvi amigos comentando que não vale a pena ter o PASSA FÁCIL para passar pelo pedágio, já que isto implica em uma mensalidade adicional. A observação é válida desde que o seu tempo nas filas, principalmente nos feriados, não lhe faça a menor diferença na vida. Quando vou a uma praça de alimentação nos shoppings, olho primeiro quanto tempo demora para pesar e pagar, antes de tomar minha decisão do que comer.

Não gosto de comida fria e a pesagem pode ser um tremendo gargalo para esfriar minha comida.

Outra estória que gera muita briga com meus amigos é a velocidade das marginais em SP. De que adianta aumenta-la para 90 Km/hr se você na média não passará dos 70 e ficará parado ou muito devagar em vários trechos ? Melhor seria manter 70 e jamais parar. A prefeitura deve trabalhar nos gargalos identificados antes de determinar a velocidade correta para cada pista. Talvez um dia tenhamos painéis eletrônicos indicando quanto deveria ser a velocidade ideal naquele momento para que você jamais parasse....

Você tem gargalos no seu processo ?

Pense nisso !

Imagem: https://www.google.com.br/search?q=agua+na+garrafa&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj-jJPuyJfUAhWMhZAKHdMrD7UQ_AUICygC&biw=1366&bih=610


Posts Recentes