JUST-IN-TIME.... Sistema incrivelmente simples.

Just in time , sistema just in tim, way lean negócios, sistema toyota de produção

Aí então o casal descobre que não tem mais onde guardar suas “tralhas” e resolvem fazer mais armários...tempos depois fazem uma nova descoberta: o apartamento está pequeno, e compram um com um cômodo a mais para acomodar suas coisas.

Se um dia eles tivessem a paciência de fazer as contas do que era realmente necessário , qual a frequência de uso e custo de manter tudo ali chegariam a triste conclusão que aquele sapato do casamento poderia vir de frete aéreo de Paris e entregue no primeiro apartamento com um só armário por um custo infinitamente menor.

Nas empresas, nada é diferente. Estoques ,armazéns, galpões que apenas amontoam um monte de itens que serão usados muito depois de haverem chegado.

No oriente alguém questiona: Por que não temos somente o que vamos usar no dia, ou no período, ou na hora ? Claro que outro retruca

imediatamente, você está louco ? quantas vezes chegarão os caminhões ? quanto vão nos cobrar por tudo isso ? onde eles irão estocar nossos produtos ?? E a resposta foi: isso lá é problema dos fornecedores....o nosso é receber e pagar após o uso.

O chamado “business case” ou viabilidade do negócio é surpreendente e revolucionou o mundo com a aplicação do conceito “just-in-time”, no tempo justo, ou qualquer outra terminologia concernente.

Empresas recebem hoje seus componente praticamente do momento que estão montando seus produtos. Conheci estoques de dez dias que foram reduzidos para 40 minutos. Acham caro ?..acreditem isto tudo, é muito mais barato do que manter os estoques....quem conhece finanças profundamente diria: Lugar de dinheiro é no banco girando e jamais em estoques.

Pense nisso !

#justintime

Posts Recentes